top of page

Bitcoin como funciona?

A criptomoeda Bitcoin, não é exactamente recente, mas a valorização que tem vindo a ter actualmente torna-a bastante apetecível. E para quem tem vindo a trabalhar online, é certamente um alvo a apostar. O Bitcoin tem-se tornado demasiado valioso (hoje 1 Bitcoin vale $1225.41) para deixar passar em branco.

Criptomoeda Bitcoin

O Bitcoin nasceu em plena crise de 2008. O criador, Satoshi Nakamoto (pseudónimo, já que até hoje a sua identidade permanece desconhecida) mostrou a moeda como alternativa ao sistema financeiro actual.


Moedas criptografadas, criptomoedas, moedas criptográficas, moedas virtuais ou até mesmo moedas sem dono, são todas designações dadas ao Bitcoin.


A ideia de moedas virtuais enquanto anónimas e electrónicas foi idealizada em 1985, antes do Bitcoin houve algumas tentativas, no entanto falhadas pela tecnologia utilizada não conseguir proteger as transacções.


✒ Mas então o que são criptomoedas?

São moedas virtuais, que operam numa rede P2P (peer-to-peer) entre os computadores participantes, sem que para isso hajam intermediários. Estas moedas virtuais operam sob descentralização do sistema monetário, tornando o custo da transacção zero ou quase (consoante a prioridade pré-estabelecida).

Essas transacções à escala global são protegidas por criptografias, complexos códigos computacionais.

Esses códigos ficam divididos em duas chaves, o endereço público da carteira (Wallet) usado para as transferências de Bitcoin e uma privada que é a password pessoal de acesso.

Para quem está reticente em relação a isto vamos olhar de uma outra forma, a maior parte de nós tem um cartão de crédito, temos um código privado e serve para transacções, ninguém duvida que elas são confirmadas e o pagamento efectuado, sem que com isso tenhamos pensado onde na realidade está o dinheiro físico que lhe corresponde. Mas existe uma entidade que valida essa transacção ao fim de cada dia. Neste caso, o facto é que o Bitcoin é gerado e transaccionado apenas na web, não havendo impressão de moeda física, e as transacções são validadas a cada 10 minutos.

✒ Como funciona?

As transacções são enviadas numa cadeia de blocos, Blockchain, que são verificadas e confirmadas por vários computadores ligados. É a esse processo que se chama mineração de Bitcoin. Para isso existem empresas específicas que têm máquinas potentes para processarem todas as transacções. Uma máquina de cada vez vai confirmar a transacção, todas elas têm um papel importante e fundamental para o funcionamento do Bitcoin. Essas empresas têm dispendiosos gastos de energia eléctrica, pelo que em países europeus onde o valor da electricidade é elevado não compensa minerar. No entanto existe uma opção chamada mineração em nuvem.

✒ O que é a mineração em nuvem?

Como acabei de referir existem empresas especializadas em mineração, com imensas máquinas potentes, chamadas de Asic Miners. Qualquer pessoa pode entrar como investidor, comprando uma parcela dessa potência. Seria como adquirir uma placa física que irá funcionar ininterruptamente 24h/7 dias por semana, mesmo que o computador esteja desligado. Minerar Bitcoin em nuvem é um investimento, que vai durar até o seu contrato com essa empresa expirar (alguns são vitalícios). Existirão muitas mineradoras, mas sendo um investimento é preciso ter atenção, pesquisar bem, ou até mesmo entrar em contacto com outros utilizadores de Bitcoin um pouco mais experientes. A fraude está em qualquer lado, está nos PTC's, revshares e decerto também haverá em Bitcoin aproveitadores de dinheiro alheio! Eu nesta área não tenho qualquer tipo de experiência.

✒ Porque são pagos Bitcoin?

A criptografia é como um enigma matemático, o computador mais rápido a acertar o cálculo ganha. Com isso recebe criptomoedas, recompensa pelo trabalho que teve. É uma caça ao tesouro no qual participam as mineradoras, e como já referi os nossos computadores não têm potência para entrar em tal competição. Esse trabalho é o que verifica e confirma as transacções que são feitas. Os pagamentos não são verificados apenas por um computador mas por vários. Uma transacção leva cerca de uma hora a ter a validação de todos os blocos, sendo que primeiro leva cerca de 10 minutos a ser validado.

฿ Ganhar Bitcoin sem Investir ฿

Faucet de Bitcoin

✒ O que são Faucets (torneiras) de Bitcoin?

Os faucets também pagam para o endereço de Bitcoin. Neste caso somos pagos por visitar regularmente um site (faucet), para recolher o que está a ser acumulado, ou clicar a ver o valor que nos sai em sorte, em que sai sempre! Ou ver vídeos ou resolver captchas, pagos por tarefas!

Estes sites pagam-nos porque agregam imensa publicidade, e conseguem registar imensas visitas. Alguns é preciso ir lá de hora a hora fazer Claim ou Roll, no fundo reclamar um valor. Outros de 15 em 15 minutos, outros até menos, outros não têm a obrigação de tempo, mas vão perdendo valor à medida que não voltamos lá frequentemente. Enfim existem algumas opções. Estes sites não pagam valores enormes, apenas alguns Satoshis (cêntimos de Bitcoin) de cada vez, mas é um método eficaz (para quem tem disponibilidade) de ir juntando algum valor na sua carteira, ou está a começar a pesquisar sobre Bitcoin.

De momento estou a usar alguns que não requerem qualquer tipo de investimento


Apenas inscrever, esperar, captcha, reclamar recompensa, esperar....e assim sucessivamente, cada um tem as suas particularidades, mas isso irei escrever em novos posts brevemente.

Como aderi ao Bitcoin à menos de um mês ainda não testei muitos, mas existem imensos!


✒ Onde recebo Bitcoins?

É necessário escolher o tipo de Wallet (carteira).

Como assim?

Pois é, existem vários tipos de Wallets...poderá ser:


🔐 Smartphone - App

🔐 Computador - foi o primeiro modelo que surgiu. Fica seguro no pc, mas para usar tem que se fazer download de todo o banco de dados, o processo poderá ser algo moroso.

🔐 Internet - é o método que estou a utilizar, algumas também oferecem app para smartphone, e algumas formas de protecção como autenticação de 2 factores.

🔐 Aparelho próprio (Hardware) - pelo que li custam caro e apenas servem para armazenar Bitcoin.


Após a escolha teremos uma conta com senha privada para aceder a ela (fazer login) e uma chave pública (uma conjugação de letras e números) que usaremos para as transacções.


Talvez as mais conhecidas sejam a Blockchain, a Xapo e a Coin Base, sendo esta última a que estou a utilizar. Mas existem mais opções com diversas taxas e vantagens e desvantagens. Cabe a cada um saber qual é a melhor para si.

Porque escolhi a Coin Base? Estou apenas a testar faucets e esta wallet não cobra taxas em pequenos valores (o que vamos recebendo), portanto recebemos o valor integral.


✒ O Bitcoin é a única criptomoeda?

A resposta é não!

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser implementada com sucesso, e detém cerca de 95% do mercado das criptomoedas. As restantes alternativas ao Bitcoin são designadas por Altcoins, e surgiram a partir de bifurcações do código fonte deste. Algumas surgem com algumas vantagens, como a velocidade (pagamentos a serem confirmados em segundos), outras mais seguras, outras um serviço associado. Tudo depende do código por detrás da moeda que também influenciará o seu valor no mercado. Existem algumas que estão a ganhar força no mercado, mas por enquanto o Bitcoin não tem rival à altura.

Segundo o site coinmarketcap.com existem registadas 742 tipos de moedas criptográficas disponíveis ao público.

✒ Disposições legais relativas ao Bitcoin

O Bitcoin não é ilegal, no entanto opera numa área cinzenta. Não existe regulamentação nem legislação relativa à criptomoeda. Não existe uma autoridade responsável pela sua emissão. Existe uma grande dificuldade em categorização jurídica por não se saber o que realmente é.

A volatilidade da criptomoeda também torna complicada a sua regulamentação.

Apesar disto existe uma forte tendência de aceitação desta nova realidade, a Autoridade Bancária Europeia apenas alertou o facto de não haver protecção ao consumidor (uma transacção não pode ser anulada).

Os pontos polémicos relativos ao Bitcoin, está na alegação de ao serem moedas anónimas ou sem dono, acabam por facilitar actividades ilícitas como tráfico, terrorismo, lavagem de dinheiro e evasão fiscal. Os países onde se registou mais aceitação do Bitcoin foram aqueles que atravessaram graves problemas com o sistema monetário do seu país e viram nesta alternativa um modo mais seguro de manter o seu dinheiro.

Recentemente o Bitcoin alcançou o valor do ouro. Mas como podem ver no gráfico existe oscilação constante.

A especulação em seu torno deixa-a volátil, mas ao mesmo tempo os negociadores que realizam transacções comprando e vendendo Bitcoin aproveitam estes picos para fazerem negócio. Qualquer pessoa pode comprar e vender Bitcoin. Algumas Wallets oferecem essa função.

Depois desta introdução ao Bitcoin sentem-se preparados a aderir a esta criptomoeda?

Já sabem que sou novata neste meio, mas gosto de aprender, portanto busco sempre mais informações, se de alguma forma sentes que o que escrevi não está correcto aceito críticas construtivas. Se por outro lado não fui clara o suficiente podes entrar em contacto comigo através deste email ou página do facebook.


"A oportunidade nunca é perdida, alguém vai sempre aproveitar as que você perdeu."

William Shakespeare

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page